quarta-feira, junho 06, 2007

Versos dedicados a uns alunos muito especiais neste final de ano lectivo!

Ao meu 11º G

Cada um com seu formato
Foi marcando o ambiente
Muitas vezes problemático
Outras horas... "altamente"!

Logo ali à minha frente
Sentavam-se duas meninas
Que os sinais eram diferentes
Mas muito, muito parecidas!

Quando "Raquel" eu dizia
Errava constantemente
Respondia-me a irmã Sílvia,
Que coisa tão evidente!

Logo atrás, com energia,
Existe um relógiozinho
Que tem alguma avaria
Nunca cumpre o toquezinho!

Falo de uma adolescente
Muito mexida e ligeira
Que olha sempre de frente
E p'ro lado, p'ra parceira!

Esta tal, que está ao lado
É uma jovem senhora
Que um dia tinha amuado
Com a querida professora!

Às vezes ainda dizia
Que queria desistir,
Isto é só filosofia...
E dá só mesmo p'ra rir!!

Depois, de ar muito adulto
E com responsabilidade
Faz dos nervos o seu culto
Sempre com grande ansiedade!

Bem no meio e lá ao fundo
Quatro amigas joviais,
São o exemplo profundo
Do chilrear dos pardais!

Entre alegria e conversa
Nas tardes de terça-feira
Faz-se um trabalho sem pressa
Sem cola... cuidado com a nerveira!

Fazem um grupo engraçado
Bem disposto...enervante
Sobretudo quando ao lado
As gomas são uma constante!

Quem fala? Digam-me, por favor!
O Homem de muita História...
Ou o rapaz palrador
E que tem muita memória...!?

"No 10º era bem pior!"
Diz alguém para enervar.
De onde vem tal pormenor,
Para a aula estragar?

Será que foi um "peixinho"
Que adora saber "nadar"...?
Ou um jovem futebolista
Que jura que vai estudar?

Muito juntos e eficazes
Temos mais dois faladores
Mostraram que são capazes
De ser artistas ou, quem sabe, professores...

No sentido da existência
Reflectiram e brilharam...
E com grande eficiência
Um êxito partilharam!

Com muita "pinta" ou sem ela
Vos desejo, finalmente,
Uma vida muito bela
Com sucessos pela frente!

NUNCA DEIXEM DE PENSAR POR VÓS PRÓPRIOS...
SEMPRE QUE O FIZEREM ESTÃO A AFIRMAR A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA!!

5 de Junho de 2007

11 comentários:

Anónimo disse...

Estou a ver que agora é tradição..eh eh..mas agora vem em poema cantado..

Beijo cara professora
"A"

IO disse...

Grande, teacher, maior final! - beijo, IO.

marta r disse...

Isto é que é um prof simpática!

Professorinha disse...

Isto é que é ter alunos excelentes para professores excelentes!!! Assim dá gosto dar aulas!

Bolinha disse...

obrigada ,uma Mãe babada dos fihos que tem e ninguem lhe faz versos, ser professor é para quem pode e sabe ser não é para todos parabéns.

ARTEMINORCA disse...

Obrigada a todos pela palavras tão simpáticas!
A verdade é que não faço isto a todos. A verdade é que esta foi das turmas mais difíceis que tive desde que abracei a profissão. A verdade é que estes criaram uma empatia comigo fruto de muitas conversas não da professora mas muito mais da "assistente social", "psicóloga", "irmã mais velha", etc, etc...Enfim aquilo que milhares de professores são, todos os dias, dentro da sua sala de aula! Isto não dá pontos para se ser titular, mas é exactamente isto que é o mais importante e que a senhora ministra não valoriza.

Bolinha disse...

A nossa consciência é que deve mandar nas nossas Vidas, o «meu» ministro é o do deserto pra lá da ponte, achas que reconhece o meu trabalho? Mas as pessoas que eu atendo e tento fazer o melhor que posso essas agradecem e fazem-me sentir bem, assim vão recordar-te os teus alunos, continua, ser Professor é profissão de alto risco e só alguns sabem , é muito importante gostarmos do que fazemos, a minha profissão sempre apareceu nas redacções dos meus filhos como uma coisa boa e digna e isso enche-me de orgulho , bêjo

Jade disse...

Muito giro, amiga, e tens muita razão: tentamos ajudar os nossos alunos da melhor forma que sabemos, mas isso não é tido em conta na altura de nos avaliar. Ainda bem que nunca vou ser professora titular e apenas e só uma reles contratada que nem professora é, para a nossa querida ministra.
Beijos!

pitanga disse...

Vim te convidar para ir lá em casa.

beijos

_+*A.Elite in Paris*+_ disse...

Se bem me lembro, a primeira vez que te "virtualmente" conheci também te estavas a despedir de uns alunos :)

Beijo meu,

A Elite

ARTEMINORCA disse...

Obrigada pelos vossos comentários! Eu sou assim... Refilo durante o ano com os meus índios mas no final a lágrima salta!